Powered By Blogger

14 agosto 2009

Porque São Bento.


 

Quando da fundação do Terreiro São Bento em 1934, era latente a perseguição às casas de Axé pela polícia. Com o desconhecimento dos nomes de origem africana em função do processo de escravidão foi de grande importância a adoção de nomes de Santos Católicos para a identificação das casas de Axé da época.

Sabendo da história de vida de alguns Santos Católicos e da relação espiritual destes indivíduos com as divindades africanas e, tendo em vista a situação violenta de racismo étnico cultural, muitos líderes das casas de Candomblé da Bahia tiveram como solução para exercer seu direito de culto o sincretismo. Assim, o santo Católico São Bento com seus ensinamentos de doutrina, que se assemelhavam ao rigor e intransigência de Baba Muteibi – Alcides, foi eleito patrono do Terreiro de Oxalá dedicado a Omolu.

Após muitos anos de pesquisa e de consultas aos caboclos responsáveis pela continuação desta casa de Axé, foram encontrados vestígios de uma história que traz para seus atuais filhos, a missão da procissão de São Bento feita por sua Irmandade em Vera Cruz/Itaparica- Bahia, realizada sempre na primeira semana do mês de Setembro. De pés descalços pela estrada de barro, os filhos de santo entoam cânticos católicos. Vestidos de branco, carregam a bandeira da Irmandade e o andor do Santo Católico.

Essa prática de ir para a estrada levando a imagem de São Bento, simboliza a resistência de um povo que superou a escravidão, o racismo, a discriminação e a perseguição policial e se manteve cultuando as divindades, afro descendentes ou não, que encontraram no Terreiro São Bento o abrigo seguro da fé e do respeito.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza fazer comntários que contribuam para o crescimento desta instituição.
Oxalá Abençoe!